Portal do Governo Brasileiro

Projeto Aluno Cidadão

Objetivo Geral

Conscientizar e motivar os estudantes do 1º ao 9º ano da 1ª fase e do ensino fundamental de escolas de Goiânia e interior, para aspectos do “dia-a-dia” relacionados as atividades de Metrologia e Qualidade, ou seja, educar a criança no consumo consciente, ensinando-a a comprar não só pelo preço e sim pela qualidade dos produtos. E também fazendo com que o aluno atue como agente multiplicador junto aos pais, familiares, professores e amigos.

Introdução

Este trabalho constitui-se em uma das ações de comunicação social do Superintendência do Inmetro de Goiás – Surgo, preconizada no planejamento estratégico do Inmetro e atende a um dos públicos identificados: o cidadão do segmento estudantil alunos do 4º ao 9º ano da 1ª fase e do ensino fundamental.

A ação transcorrerá na sede do Inmetro/Surgo ou nas dependências das escolas que solicitarem as aulas do Projeto Aluno Cidadão (isso será combinado no ato do agendamento). As aulas contarão com a participação efetiva dos técnicos da metrologia legal, da qualidade e da coordenadora do setor de comunicação.

Os técnicos da metrologia legal farão uma apresentação sobre todos os procedimentos utilizados na verificação periódica de uma balança, demonstrarão aos estudantes o que é um produto pré-medido, além de instruir como e onde o consumidor pode apresentar suas denúncias, fazer suas reclamações sobre produtos em desacordo com o peso fixado na embalagem e sobre os instrumentos de medir que não portem o selo de verificação obrigatório e expedido pelo Inmetro.

Os técnicos da qualidade prestarão esclarecimentos sobre os produtos com certificação compulsória e voluntária, orientando os estudantes com enfoque nos aspectos relativos à saúde, segurança e meio-ambiente.
Clique nas fotos para ampliar: