Portal do Governo Brasileiro

Projeto Aluno Cidadão

Introdução

Este trabalho constitui-se em uma das ações de comunicação social da Superintendência de Goiás Inmetro/Surgo, preconizada no planejamento estratégico do Inmetro e atende a um dos públicos identificados: o cidadão do segmento estudantil alunos do 1º ao 5º ano da 1ª fase e do ensino fundamental.

A ação transcorrerá na sede do Inmetro/Surgo, nas dependências das escolas que solicitarem as aulas do Projeto Aluno Cidadão (isso será combinado no ato do agendamento) ou em supermercados que autorizem a entrada de alunos para as aulas. As aulas contarão com a participação efetiva dos técnicos da metrologia legal, da qualidade e da coordenadora do setor de comunicação.

Os técnicos da metrologia legal farão uma apresentação sobre todos os procedimentos utilizados na verificação periódica de uma balança, demonstrarão aos estudantes o que é um produto pré-medido, além de instruir como e onde o consumidor pode apresentar suas denúncias, fazer suas reclamações sobre produtos em desacordo com o peso fixado na embalagem e sobre os instrumentos de medir que não portem o selo de verificação obrigatório e expedido pelo Inmetro.

Os técnicos da qualidade prestarão esclarecimentos sobre os produtos com certificação compulsória e voluntária, orientando os estudantes com enfoque nos aspectos relativos à saúde, segurança e meio-ambiente.

Objetivo Geral

Conscientizar e motivar os estudantes do 1º ao 5º ano da 1ª fase e do ensino fundamental de escolas de Goiânia e interior, para aspectos do “dia-a-dia” relacionados as atividades de Metrologia e Qualidade, ou seja, educar a criança no consumo consciente, ensinando-a a comprar não só pelo preço e sim pela qualidade dos produtos. E também fazendo com que o aluno atue como agente multiplicador junto aos pais, familiares, professores e amigos.

Objetivo Estratégicos

  • Criar e consolidar no estudante uma postura cidadã;
  • Proporcionar ao público alvo informações práticas, vivenciadas no dia-a-dia sobre as atividades desenvolvidas pelo Inmetro, especificamente as da metrologia e as da qualidade;
  • Transformar o estudante em um agente multiplicador das informações e conhecimentos adquiridos.

Público Alvo

Farão parte do Projeto os alunos do 1º ao 5º ano, da 1ª fase e do ensino fundamental das redes pública e particular de Goiânia e interior de Goiás.
As escolas serão identificadas e selecionadas de comum acordo entre o Inmetro e diretoria de cada escola.

Gerenciamento do Plano e Parcerias

O gerenciamento deste plano estará a cargo do Setor de Comunicação Social da Superintendência de Goiás Inmetro/Surgo, por meio de sua equipe com apoio das áreas fins mencionada.
Os parceiros identificados para a implementação e apoio das ações definidas neste plano serão:

  • Parceiros Internos

Os técnicos da Diretoria de Metrologia Legal, técnicos do Setor de Qualidade e equipe do Setor de Comunicação.

  • Parceiros Externos

Escolas das Redes Pública e particular de ensino de Goiânia, interior de Goiás e Distrito Federal.

Ações de Sustentação do Projeto

As ações de sustentação do Projeto serão desenvolvidas pela Equipe de Comunicação Social da Surgo, através de:

Imprensa

A Equipe fará a divulgação para o público interno e externo, de acordo com as ações abaixo detalhadas:

  • Público Interno (Inmetro/Surgo)

Serão usados os seguintes mecanismos: site da Surgo, Intranet e jornal Na Medida do Inmetro/Rio de Janeiro.

  • Público Externo

O Setor de Comunicação irá contatar a mídia externa, TV, rádio e jornal impresso, com vistas a agendar entrevistas com os responsáveis pelo Projeto Aluno Cidadão, nos dias em que suceder as aulas em cada escola, ou nos próprios laboratórios na sede do Inmetro.

Contatos com as editorias de revistas voltadas para o segmento de proteção e defesa do consumidor.

Nota: A Setor de Comunicação da Surgo fará o registro fotográfico e filmagem do grupo de alunos, durante a visitação, registrando o evento.

Equipe da Comunicação

A turma dos alunos será recebida pela responsável do Setor de Comunicação do Inmetro/Surgo, para uma apresentação das atividades do Inmetro, das ações do projeto e das aulas expositivas.

Divulgação

A divulgação e promoção do projeto serão feitas por meio da imprensa (jornais, rádios, TVS e revistas).

Metodologia

Esse projeto poderá ser realizado na própria escola, na sede do Inmetro/Surgo, situado à Rua 148 s/n, Setor Marista – Goiânia-GO, ou em redes de supermercados de Goiânia-GO e interior de Goiás.

A apresentação do Projeto Aluno Cidadão, aos alunos, será feita pela responsável do Setor de Comunicação Social onde os mesmos terão explicações sobre as ações do projeto.

A responsável pelo Setor de Comunicação Social, juntamente com sua equipe, farão toda a logística. As aulas expositivas serão na própria sala de aula da escola. Serão apresentados produtos do laboratório de pré-medidos (produtos alimentícios e escolares) laboratório de massas (aparelhe de verificar a pressão arterial) produtos da área da qualidade (brinquedos, capacetes e roupas) e todo o material que será distribuído (cartilhas educativas do Inmetro).

Os técnicos repassarão as orientações durante as aulas expositivas, juntamente com todos os produtos dos laboratórios acima citados. Dúvidas serão sanadas quanto aos aspectos relacionados às fiscalizações e atividades do Inmetro e direitos do consumidor.

Período de realização

Esta ação será realizada quantas vezes for necessário, durante todo o mês, para atender as escolas de Goiânia, interior de Goiás e Distrito Federal, observando o período escolar compreendido entre, fevereiro à novembro. Agendaremos inclusive em colônia de férias de escolas que não conseguiram solicitar, durante o ano, em seu período letivo.

Custo Estimado

Esse projeto é inteiramente gratuito à todas as escolas das redes municipais e particulares de Goiânia, interior de Goiás e Distrito Federal.

Maiores informações sobre o Projeto Aluno Cidadão, entrar em contato com o Setor de Comunicação da Superintendência de Goiás Inmetro/Surgo, fones: (062)- 3237-3536  (062)3237-3537, ou acionar a Ouvidoria nº (062) 3237-3542.