Portal do Governo Brasileiro

O Inmetro

Nossa História
A Superintendência do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro/Surgo), sucessora do extinto Departamento de Pesos e Medidas do Estado de Goiás (DPM), foi implantada em 08 de março de 1983, por meio da portaria do Inmetro de número 007 e incluída na Estrutura Regimental do instituto como órgão descentralizado, via Decreto de número 10, de 16 de janeiro de 1991.

Missão do INMETRO
Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.

Visão do Futuro
Órgão de Estado reconhecido como fundamental ao desenvolvimento socioeconômico do país, em função da relevância e da qualidade de seus serviços, por sua excelência técnica, científica e de gestão pelo apoio à inovação tecnológica, com amplo reconhecimento internacional.

Modelo de Gestão
A Superintendência do Inmetro orientada por um planejamento Estratégico terá, em breve, um modelo de gestão. Em fase de elaboração, o plano tem a coordenação do Inmetro/CPLAN. Este instrumento de planejamento conterá as diretrizes básicas da Superintendência para os próximos 4 anos. O trabalho definirá a missão, a visão de futuro, bem como as estratégias e planos de ação.

Estrutura de Trabalho
A Superintendência do Inmetro tem como meta principal defender e atender com eficiência o cidadão. Para o desempenho das atribuições e a materialização da missão junto à sociedade, o Inmetro/Surgo vem desenvolvendo uma estrutura operacional compatível com as suas necessidades.

Essa estrutura é composta por um conjunto de três prédios com sede localizada no Setor Sul, em Goiânia, capital de Goiás. A estrutura administrativa é composta pelo gabinete da Superintendência, Gerências (técnicas e administrativas), Assessorias, Centro de Processamento de Dados e outras unidades organizacionais, além do pessoal de apoio, equipes técnicas, que executam serviços de fiscalização em produtos pré-medidos, têxteis, Instrumentos de medir (balanças) e em produtos que possuem certificação compulsória.

A Superintendência dispõe ainda de duas agências Regionais: uma em Brasília e outra em Anápolis, que executam os mesmos serviços de fiscalização metrológica.

Negócios
Apoiar a consolidação do Inmetro como pólo de desenvolvimento tecnológico e inovação, por meio de processos e projetos que promovam ações da política industrial, estimulando a inovação e a competitividade do setor produtivo.