Portal do Governo Brasileiro

Fiscalização de Cronotacógrafo.

 

Nos dias 03 e 10/07, o Grupo Gestão Brasília (Inmetro), ANTT e Polícia Rodoviária Federal, participaram em conjunto de uma operação para fiscalizar os cronotacógrafos de veículos que trafegavam pela BR 060.

No dia 03/07 foram fiscalizados 42 veículos com 05 notificações pelo Inmetro, e no dia 10/07 foram fiscalizados 45 veículos, sendo notificados pelo Inmetro 3 veículos .

O problema encontrado na fiscalização foram documentos vencidos.

É importante salientar que o uso desse equipamento é obrigatório em determinadas situações, conforme se observa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o descumprimento dessa norma pode motivar penalidades, sendo considerado uma infração média.

Não basta usar o equipamento “Cronotacógrafo”, o mesmo precisa apresentar os certificados de verificação depois de realizar a selagem e os ensaios necessários nos postos de ensaio e verificação credenciados.

A fiscalização de uso do instrumento, de acordo com a Resolução 92/99 do COTRAN,  será exercida pelos órgãos executivos de transito.

Já a fiscalização quanto a verificação e selagem do instrumento deverá ser feito pelo Inmetro com o apoio dos órgãos de trânsito.