Portal do Governo Brasileiro

Festa Junina do Inmetro/2019

 

Nesta quarta – feira, 19, o Inmetro/Superintendência de Goiás realizou o “Arraiá do Inmetro”. O evento contou com a participação de servidores e colaboradores. O superintendente Marco Aurélio participou do evento e elogiou todos os envolvidos na tradicional festa do mês de junho. Além da mesa de guloseimas, os participantes aproveitaram a confraternização para colocar o papo em dia……”já que o dia-a dia de todos é muito corrido, aproveitamos esse momento para para bater aquele papo gostoso e se descontrair”….disse a servidora Patrícia Pinheiro.

Origem da Festa Junina

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.

Comidas

Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da festa junina são um exemplo disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.

Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga.

Decoração e Simpatias

A decoração de festa junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa junina. Existem rituais para pedir namorado, para afastar a inveja e até para se livrar de verrugas.

Além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram essas tradições.

Dia de Santo Antonio – O Santo Casamenteiro

Dia  13/06 é comemorado o Dia de Santo Antônio, um santo que ficou conhecido pelas suas virtudes, pela sua caridade, sabedoria, simplicidade e fé. Nasceu em Lisboa ,em 1195, e foi batizado com o nome Fernando de Bulhões. Em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na ordem Franciscana. Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado para achar objetos perdidos.

O Geadm agradece a colaboração de todos e agradece principalmente as pessoas que se envolveram e se dispuseram de seu precioso tempo, para que o evento fosse celebrado com muito carinho!!