Portal do Governo Brasileiro

Reunião com Equipe Geap

 

Nesta segunda-feira, 15, o Inmetro/ Superintendência de Goiás, representado pelo Superintende André Luiz Abrão, a Superintende substituta Patrícia Pinheiro , o servidor  Bruno Gregório Menita e a servidora Jandira Nedino, reuniu-se com  a Geap para acertar detalhes sobre exames periódicos.

O Inmetro firmou parceria com a Geap, a Autogestão em Saúde com o objetivo de garantir aos servidores a realização de exames médicos periódicos sem nenhum custo. Com essa iniciativa o Inmetro busca cuidar da saúde de seus servidores conforme o Decreto n° 6.856/09, que regulamenta o Artigo 206-A da lei n°8.112/90 e estabelece como direito dos servidores ativos a realização de exames médicos periódicos gratuitos com o objetivo de identificar por meio de avaliações clínico-laboratoriais e de exames complementares, o estado de saúde do servidor e o impacto das condições e riscos ocupacionais no seu bem-estar.

O  que é exame periódico?

Os exames  médicos periódicos  são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores e tem como um dos objetivos, orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.

O  que é Aso periódico?

Este Atestado é emitido após a realização de qualquer exame médico ocupacional (admissão, demissional, periódico, de retorno ao trabalho, ou de mudança de função). O ASO é o atestado que define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa.

Quem precisa fazer o exame periódico?

Todos os trabalhadores precisam passar pelo exame periódico.

A obrigatoriedade é estabelecida pela legislação trabalhista desde 8 de junho de 1978. A regulamentação aconteceu por meio de Decreto n°6856 de 25 de maio de 2009.