Portal do Governo Brasileiro

Campanhas do mês de Setembro (Amarelo – Suicídio, Verde – Doação de Órgãos e Vermelho – Doenças Cardiovasculares

 

Nessa segunda-feira, 17, o Inmetro/ Superintendência de Goiás, realizou uma palestra onde foi passado  vídeos  para servidores e colaboradores sobre as  Campanhas do mês de Setembro (Amarelo – Suicídio, Verde – Doação de órgãos  e Vermelho – Doenças cardiovasculares e outras) .

O evento foi organizado pelo Geadm/Gestão de Pessoas  pela  servidora Jandira o “ objetivo do evento e conscientizar a população com ações educativas de informação e incentivos.”

No evento teve a participação do superintendente André Abrão que enfatizou a importância em falar sobre esses assuntos, e agradeceu a presença de todos.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Objetivos do Setembro Verde

Com o objetivo de ampliar a temática da Doação de Órgãos para discussão nos segmentos sociais, o Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) desenvolve no mês de setembro uma campanha nacional pela doação de órgãos e tecidos, o “Setembro Verde”.

A campanha recebe este nome porque em setembro se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27. A data foi instituída pela lei 11584/2007 e a cor verde faz referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Objetivos do Setembro Vermelho  Siga seu Coração.

A campanha “Siga seu Coração”, de prevenção às doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes em todo o mundo.

O objetivo da campanha é alertar a população da importância de adotar hábitos saudáveis e prevenir algumas doenças do coração.

Os problemas do coração representam 43% dos óbitos no planeta, sendo a primeira causa de morte no Brasil e no mundo. De acordo com a SBC, de 2004 a 2013 eles foram responsáveis por 3.153.175 óbitos no País: uma morte a cada 40 segundos.

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos; três vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência); três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Fatores de risco, estilo de vida e fatores genéticos são os principais responsáveis por esses óbitos em todo o mundo.