Portal do Governo Brasileiro

1º Encontro Permissionárias 2018 .

 

 

Foi realizado entre os dias 28 e 30, no Inmetro/ Superintendência de Goiás, o 1º Encontro Permissionárias  2018 . Por parte dessa  Surgo, participaram os servidores Bruno Gregório Menita, Karen Lucia Alves, Luiz Cláudio Colodette , Marcus Alisson Maciel dos Santos e o colaborador Filipe Pacelli, além do supervisor metrológico Juarez Ghelfi Junior do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná(IPEM-PR). O Superintendente André Luiz Abrão realizou a abertura do encontro Técnico, agradeceu a presença de todos , “e que o objetivo era trabalhar mais alinhados com aquilo que é mais previsto na normas e portarias e com isso evitamos alguns transtornos”.

Foram convocadas todas as empresas permissionárias com autorização concedidas pela SURGO para o estado de Goiás, sendo estas divididas em três turmas destinadas a Instrumentos de Pesagem Não Automáticos ( IPNAS), duas turmas destinadas a bombas medidoras de combustíveis líquidos e uma turma para demais instrumentos (medidor de velocidade, medidor de umidade de grãos, taxímetro, esfignomanômetro, etc).

Em todas as turmas foram repassadas às empresas a legislação e a regulamentação técnicas vigente do INMETRO com relação ás atividades desenvolvidas por estas, com enfoque nas atualizações recentes, assim como conceitos e diferenças de metrologia legal e cientifica, principais não conformidades e orientações gerais sobre procedimentos da SURGO.

Objetivo  do encontro era promover o conhecimento da Regulamentação Metrológica Vigente aplicada ao processo de concessão de autorização para fins de reparo, conserto ou manutenção em instrumentos de medir regulamentados;

Esclarecimentos de dúvidas frequentes e resolução de problemas do  dia  a dia pertinentes ao processo.

Repasse de informações dos procedimentos internos adotados pelo setor  a critério metrológico da SURGO, a fim de melhorar o atendimento.

A todas as permissionárias presentes foi comunicada a exigência do comprimento de todos os itens explanados. Por fim, ao longo do evento, foram levantadas questões que serão discutidas internamente para tomada de decisão e posterior repasse as permissionárias.