Portal do Governo Brasileiro

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Como a data surgiu?

Quem declarou que 5 de junho seria o dia do meio ambiente foi a ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 15 de dezembro de 1972, por  causa da Conferência de Estocolmo, que aconteceu na Suécia, e foi um dia marcante onde vários países se reuniram para decidir lutar a favor da preservação do meio ambiente e do ecossistema de todo o planeta.

Por que é importante comemorar o dia do meio ambiente?

Com o avanço da globalização e o aumento da modernidade, a humanidade vem criando cada vez mais lixo, que está se entulhando pelo planeta e poluindo e destruindo a natureza rapidamente.

Os lixos como plástico, metal, papelão e vidro têm criado um verdadeiro caos no meio ambiente. Eles se espalham pelos mares, oceanos e florestas, poluindo todo o ecossistema e causando a morte de vários animais e até a extinção de algumas espécies.

Alguns animais confundem o lixo com comida, e acabam morrendo sufocados, porque seus estômagos não conseguem digerir o lixo. Outros morrem intoxicados por causa da poluição do seu habitat.

As fumaças dos carros e indústrias estão destruindo a camada de ozônio, que é um gás que se localiza na atmosfera e protege o planeta dos raios ultravioletas – que podem dar câncer de pele. A destruição do ozônio está provocando também o efeito estufa, que está aos poucos derretendo as geleiras dos polos, o que pode causar um aumento do nível de água dos oceanos, e fazer com que várias cidades sejam completamente inundadas.

Por causa de tudo isso é muito importante termos consciência e não jogar lixo na praia nem na rua, pois depende de nós, humanos, pararmos com a poluição e proteger o meio ambiente, para salvar os animais e o meio ambiente.

Preservação do meio ambiente no Brasil

Um trabalho mais específico e preservação do meio ambiente foi iniciado no Brasil apenas em 1974, por causa da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, que teve como objetivo conscientizar as pessoas contra a destruição da natureza, e deixa-las mais sensibilizadas com esses assuntos.