Portal do Governo Brasileiro

Inmetro orienta sobre certificação em panelas de pressão

 

Caso de acidentes com panelas de pressão é muito comum nas residências brasileiras, a panela de pressão prepara ou cozinha alimentos através de elevada pressão interna. Existem vários modelos de panelas de pressão com diferentes capacidades volumétricas. Se a panela de pressão não for produzida observando requisitos mínimos de segurança, pode se tornar um perigo para você e sua família.

Em menos de 15 dias, dois acidentes com panela de pressão foram registrados em CMEIs de Aparecida de Goiânia. De acordo com a Secretaria de Educação da cidade, o acidente ocorreu quando as mulheres preparavam o almoço das crianças. As merendeiras foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros com queimaduras de primeiro grau nas mãos e nas costas. Segundo a Secretaria de Educação informou a assessoria de imprensa do Inmetro/Surgo, elas foram atendidas, liberadas e estão passando bem.

O superintendente do Inmetro/Surgo, André Abrão, alerta que por esse motivo toda panela de pressão deve ser certificada, ou seja, quando você for comprar uma panela de pressão, verifique se existe o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, afixado na panela. Esse Selo indica que a panela de pressão foi ensaiada e há adequado grau de confiança de que está em conformidade com a norma técnica brasileira deste produto.

Siga algumas dicas para os cuidados com sua panela de pressão:

– Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;

– Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;

– Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados, e

– Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo da panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem na cozinha.

Confira o Selo: