Portal do Governo Brasileiro

Inmetro e Procon Municipal de olho nas balanças dos supermercados de Goiânia

 

Começou hoje,12, uma fiscalização nos supermercados de Goiânia para verificação em balanças. A Superintendência de Goiás Inmetro/Surgo em parceria com o Procon Municipal, estão juntos nessa operação para atender denuncias de consumidores e também devido a grande movimentação nos supermercados em razão das compras natalinas.

O superintendente do Inmetro em Goiás André Abrão, disse que esse instrumento tem a certificação compulsória do Inmetro e deve sempre ser utilizado seguindo o que determinam as portarias 236 de 1994 e 261 de 2002. “É obrigatório que as balanças tenham seu modelo aprovado pelo Inmetro e que a pesagem esteja correta, além disso, o instrumento deve ter o selo do Inmetro com a data do ano vigente. Será passível de punição a quem não seguir essas normas sendo aplicadas multas que chegam a 1 milhão de reais”, conclui André.

Nesse ano foram fiscalizadas quase trinta e cinco mil balanças e o índice de reprovação ficou na casa dos três por cento.

Para André Abrão, o número pequeno de reprovação reflete a qualidade de serviços prestados à população. “Estamos em todas as áreas que nos compete levando orientação ao comerciante e empresário para que as portarias do Inmetro sejam cumpridas. Esse resultado traz para o Inmetro a satisfação de trabalho realizado”, comenta.

“Além dos supermercados, estarão também na mira do Inmetro e Procon Municipal, padarias, açougues e estabelecimentos de menor porte verificando a marcação correta de balanças”, esclareceu o superintendente do Procon Municipal José Alício de Mesquita.

Objetivo da verificação metrológica

As verificações metrológicas têm por objetivo constatar, além da conformidade com o modelo aprovado, verificar se os instrumentos cumprem com os erros máximos permitidos.

O selo de conformidade do Inmetro garante que o instrumento foi testado e que passa por verificações periódicas para bem atender o consumidor. Para funcionar corretamente a balança precisa ter o selo do Inmetro com validade para um ano.

Caso o consumidor não identifique o selo do Inmetro na balança, ele pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 3237-35-42 e fazer sua denuncia.