Portal do Governo Brasileiro

Força tarefa em postos de combustíveis continua a todo vapor

 

A Superintendência de Goiás Inmertro/Surgo deu inicio uma operação nos postos de combustíveis de Goiânia e interior de Goiás, em parceria com fiscias do Inmetro de todos os estados do Brasil.

O foco principal do Inmetro/Surgo será a verificação do volume e a manutenção em bombas de combustível.

Para verificar as bombas de combustível o Inmetro segue a portaria de número 23 de 1985 com 44 itens. Os procedimentos durante a fiscalização são:

-Verificar por meio da medida padrão de 20 litros se o volume não ultrapassa o percentual de 0,5% para mais ou para menos a partir dessa medida. Quando a diferença é para menos o consumidor está sendo lesado;

-Verificar se a mangueira tem a metragem de até 5 metros estipulada pela portaria;

-Verificar se a mangueira esta em bom estado de conservação;

-Verificar se há lacres na parte interna e externa da bomba e se os mesmos não foram rompidos.

-Verificar se o volume entregue confere com o valor em moeda multiplicado por litro e pela quantidade em litro;

-Verificar se a marcação do valor está zerado antes de começar o abastecimento;

-Verificar a situação dos bicos de cada bomba.

Dos 1620 postos, 250 já foram fiscalizados e 107 autuados. Foram fiscalizados mais de 2300 bicos, onde foram encontradas 382 reprovações (itens fiscalizados nas bombas com irregularidades menos graves), com interdição de 80 bicos (nesse caso irregularidades mais graves que trazem prejuízo ao consumidor). As irregularidades mais graves constatadas foram: bomba baixa (bomba que está medindo a quantidade de combustível menor e registrando uma quantidade maior)  e vazamento de combustível.

Também foram autuadas 17 oficinas permissionárias, aquelas acreditadas pelo Inmetro para fazer os reparos nas bombas medidoras dos postos de combustíveis. E quando essas oficinas estão em desacordo com as normas do Inmetro, elas também são autuadas e dependendo da irregularidade são descredenciadas.

O superintendente do Inmetro em Goiás André Abrão, diz que “a força tarefa, em parceria com fiscais do Inmetro de todos os estados, ainda está em curso e segue até a conclusão de todos os postos do estado de Goiás. Já foram concluídas as cidades de Goianira, Senador Canedo, Anápolis e Aparecida de Goiânia. A força tarefa continua em Goiânia, mas vamos continuar fiscalizando para que realmente o consumidor tenha a confiança e garantia naquilo que está adquirindo”, conclui André.